O Clube dos Oficiais da Polícia Militar do Paraná é uma entidade sem fins lucrativos que tem como objetivo oferecer serviços e atividades para os Oficiais da Polícia Militar do Paraná. Esta fundação tem como missão contribuir para a formação profissional, cultural e social dos Oficiais, além de fornecer um local de lazer e descontração para os mesmos e suas famílias. Entre as atividades oferecidas pela Fundação, estão cursos, palestras, eventos esportivos e culturais, além de uma estrutura de lazer.
O Clube dos Oficiais da Polícia Militar do Paraná começou a tomar forma no mês de julho do ano de mil novecentos e cinquenta e oito quando reunidos em Assembleia constituída por aproximadamente 180 oficiais de todos os postos firmaram o propósito inabalável de defender a classe que vinha sendo enxovalhada por políticos da época.
Ficou decidido que, no menor espaço de tempo fosse alugado um imóvel onde deveria ser instalada a sede para instalação de um Clube dos Oficiais. Foi alugada uma mansão situada a Rua Ubaldino do Amaral nº 246 (1.471).
A partir de então, começaram os ajustes necessários para concretização da entidade o que veio acontecer em 21 de fevereiro de 1.959 quando em nova Assembleia que contou com a presença dos presidentes do Clube de Esgrima Breno Pernetta, Clube de Boliche 10 de agosto, Clube Moby Dick e Clube Hípico da Polícia Militar.
Presidiu a Assembleia o Coronel Luiz Gonzaga da Rocha, presidente do Clube Hípico declarando a finalidade da Assembleia que era a criação oficial do Clube dos Oficiais da Polícia Militar do Paraná através da fusão das entidades mencionadas. Havendo a adesão concreta de todos os oficiais presentes em torno da nobre aspiração foi constituída uma comissão composta pelos presidentes das entidades dar forma a nova agremiação até a sua definitiva organização, ficando definida a data de 21 de fevereiro de 1.959 como sendo a data de criação do Clube dos Oficiais.
A comissão ficou assim constituída: Presidente, Cel. Luiz Gonzaga da Rocha, presidente do CHPM; Cel. Angelo Antonello, presidente do Clube 10 de agosto; Capitão Paulo Virgilio Guimarães, presidente do Clube de Esgrima Comandante Breno Pernetta e Tenente Angelo Rogero Bonilauri, presidente do Clube Moby Dick. Foi convidado o Cel. Orlando Xavier Pombo para fazer parte da referida comissão.